22/08/2013 N 09:55
Quanto custa a criação de um site?
Esta é a pergunta mais feita para nós, que lidamos diariamente com criação e web design. E apesar de repetida inúmeras vezes, é uma das mais complexas de se responder.
Entendemos a necessidade de quem precisa ter uma ideia rápida, ao menos uma estimativa para se planejar e incluir um número em seu orçamento anual ou elaborar um plano de negócios.
Para não deixar essa pergunta sem uma resposta (embora apressada, genérica e imprecisa), poderíamos dizer que a criação de um site pode custar de 3 mil reais até... bem, o céu é o limite.
Esses 3 mil reais são um número chutado. Mas dificilmente investe-se menos na criação de um website institucional, simples e bonito. De baixa complexidade, mas bem planejado e executado, com boa usabilidade e um design profissional.
Talvez você conheça o "sobrinho do amigo" que promete fazer seu site por metade disso, ou por 900 reais, quem sabe até por "quinhentão", ou ainda menos.
Mas é claro que, em nosso caso, quando se fala em criar um site pensamos em um trabalho profissional, de qualidade, que envolve diversas etapas e profissionais, anos de estudo e de estrada.
Por outro lado, há comércios eletrônicos, sites que devem processar dados pessoais de maneira segura, páginas com games personalizados ou diversas outras aplicações web desenvolvidas sob medida. São websites de grande complexidade.
Os valores, nestes casos, podem chegar às dezenas ou até ultrapassar as centenas de milhares de reais. São trabalhos que exigem o envolvimento de um grande número de profissionais especializados, muito mais horas de desenvolvimento, o uso de recursos humanos e de uma infraestrutura que quase nunca é barata.
Além deste perfil geral, há muitas outras variáveis que influenciam diretamente o custo final da implementação de seu site, como o prazo disponível para o desenvolvimento, o material que será fornecido para a agência (como textos, imagens e outros), e inúmeros outros fatores.
Para facilitar, criamos uma breve lista com alguns pontos que, se bem respondidos e definidos, facilitam imensamente o cálculo desse número mágico que todo mundo quer saber: quanto custa para criar um site?
Objetivos
Você consegue listar o que pretende atingir com seu site? (Ex: apresentar sua empresa, demonstrar seu catálogo de produtos, realizar vendas online, impressionar seus clientes.) Trata-se de um site completamente novo ou da reformulação de um que já exista, e precisa ser melhorado?
Materiais fornecidos
Redigir os textos, produzir fotos de produtos e a criação de outros conteúdos que farão parte do site são fatores que consomem tempo e esforços. Defina quais conteúdos do site (como textos, imagens, ilustrações e afins) você será responsável por fornecer.
Mensagem a ser transmitida
Qual o primeiro impacto que você gostaria de causar nos visitantes de seu site? Que valores ou pensamentos gostaria que tivessem de sua marca, de seus produtos ou serviços?
Público-alvo
Qual o perfil das pessoas que seu website pretende atingir? Detalhamentos como faixa etária, sexo e localização de seu público são sempre bem-vindos, mas descrições mais apuradas ou até subjetivas também colaboram.
Design e estilo
A imagem de seu site deve refletir o estilo e a linguagem da sua empresa. Se você não possui um manual de identidade visual, precisará definir suas cores e estilos de tipografia favoritas, por exemplo. Citar exemplos de websites bonitos e atraentes, mesmo que atuem em uma área diferente, ajuda a definir um estilo visual.
Isso não!
Definir diretrizes de criação, como cores e estilo preferidos é bem importante. Mas informar eventuais restrições, como cores proibidas, imagens e outros elementos do design que sejam indesejáveis no seu site também são boas referências de caminhos a não serem seguidos durante o processo de criação.
Conteúdos e estrutura
Você tem definido tudo o que deve estar no seu site? Quantas páginas e quais seções existirão? O mapa do site, no final das contas, será elaborado pelos profissionais de web para oferecer uma navegação clara, simples e uma ótima usabilidade. Rascunhar uma estrutura básica e apresentar uma ideia inicial das principais seções do site também é importante.
Prazo e verba
Todo mundo quer seu site pronto "pra ontem". Mas quase sempre a verba é limitada e bem definida. Bom senso e equilíbrio entre essas duas variáveis resulta em um website próximo ao ideal. Dedicar mais tempo àquilo que de fato ajudará a atingir os objetivos resulta em um site melhor. Além disso, estabelecer limites do que pode ou não ser feito com a verba disponível irá economizar esforços e recursos, sem que haja perda de qualidade ou de foco.
Concluindo...
Os 3 mil reais que dei de exemplo são um ponto de partida, mas ainda assim um número chutado. Para saber de fato quanto você precisaria investir para ter o site que deseja, defina respostas objetivas a respeito desses pontos levantados.
Escreva, rabisque, faça brainstorms e levante o máximo de informação possível sobre o que você quer para sua página eletrônica. Isso vai facilitar a sua vida e também da agência ou profissional contratado para o trabalho de desenvolvimento e criação.